O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento eletrônico pelo qual se consegue vincular todos os documentos fiscais (NF-e e CT-e) necessários no momento do transporte de cargas. Permitindo também, uma maior facilidade na fiscalização das cargas transportadas.
Uma situação que pode ocorrer na hora da emissão do MDF-e, é quando se precisa incluir mercadorias durante o transporte. Você sabe como emitir o documento eletrônico, nesse contexto?
Seguimos com um exemplo apresentado na Cartilha Nacional do MDF-e, que ajudará a esclarecer as dúvidas relacionadas a essa situação.
Inclusão de mercadorias durante o transporte
Exemplo
O carregamento da mercadoria será realizado no Mato Grosso (MT) para ser descarregada no Paraná (PR). O transporte terá que passar por Mato Grosso do Sul (MS), e nessa passagem, irá incluir novas mercadorias, também destinadas ao PR.
Como emitir o MDF-e?
1 - Deverá emitir um MDF-e com a UF de carregamento em MT até a UF de descarregamento (PR), informando a UF de percurso em MS.
2 - Chegando na UF de percurso (MS), deve-se encerrar o MDF-e.
Com a inclusão das novas mercadorias, é preciso fazer a emissão de um novo MDF-e, com a UF de carregamento em MS e UF de descarregamento em PR.
- Lembrando que nessa nova emissão, deve constar todos os CT-e’s originados em MT e MS destinados ao PR.
3 - Chegando no destino final (PR), fazer o encerramento do MDF-e (MS - PR).
Na Coral Sistemas você consegue emitir o MDF-e de forma rápida e fácil. Para mais informações, entre em contato conosco.
Gostou do material? Conheça também outras situações que podem ocorrer na hora de emitir o MDF-e e veja como proceder.
Emissão do MDF-e: Consolidação de carga e transbordo para mais de uma UF
Emissão do MDF-e: Coleta em diversos municípios pelo destinatário da carga ( Emitente de NF-e)