Por que o documento foi rejeitado e como resolver

Por que o documento foi rejeitado e como resolver

Por que apareceu mensagem de rejeição no meu sistema?

Foi emitir um documento fiscal e apareceu uma mensagem de rejeição? Saiba por que isso acontece e como resolver.

No processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos existem várias pessoas envolvidas. Algumas são: O emitente do documento; o sistema de emissão; o governo através da SEFAZ (Secretaria da Fazenda). A imagem abaixo está separada em 3 pessoas. Fora dos retangulos está o emitente, no retangulo do lado esquerdo está o sistema emissor e no retângulo ao lado direito está a SEFAZ.

Seguindo os passos, do 1º ao 6º vai entender o caminho que o documento fiscal percorre até ser autorizado ou rejeitado pela SEFAZ.

Quem rejeita meus documentos

Conforme visto na imagem acima, o sistema emissor tem a unica função de enviar os documentos fiscais para o governo. Quem vai validar os dados e dizer se o documento está certo e válido é o governo, através da SEFAZ. O sistema da Secretaria da Fazenda irá validar o documento fiscal e autorizar o uso ou rejeitar.

 

Alguns exemplos de rejeições que a SEFAZ pode enviar

- Rejeição: Emissor não habilitado para emissão do CT-e. Essa rejeição acontece quando a empresa emitente do CTe ou CTeOS não está apta para emissão do documento. Toda empresa que precisa emitir CTe, antes precisa fazer um cadastro e um credenciamento na SEFAZ do seu respectivo estado. Se o transportador não fez esse credenciamento a SEFAZ vai rejeitar e informar essa mensagem.

- Rejeição: CFOP inválido para operação. Essa rejeição acontece quando a CFOP informada no documento está incorreta. No CTe ou CTeOS precisa informar uma CFOP que é o Código Fiscal de Operações e Prestação. E se informar um CFOP que não esteja de acordo com o tipo do transporte a SEFAZ vai rejeitar informando essa mensagem. Para ajustar é só editar o documento, informar a CFOP correta e reenviar o documento para a SEFAZ.

 

 


.