EMISSOR DE CTE GRATUITO DA SEFAZ É DESCONTINUADO

Emissor de CTe gratuito da SEFAZ é descontinuado

Emissor de CTe gratuito da SEFAZ é descontinuado

Notícia de 2 de Junho de 2017 às 12:37.

O software de emissão de notas da SEFAZ começou a entrar em desuso, atualmente mais e mais empresas buscam por softwares próprios de emissão de notas. Conforme anunciado pela Secretaria da Fazenda nessa semana: desde o dia 01/01/2017 os softwares gratuitos de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento do Transporte Eletrônico (CT-e) foram descontinuados.

Por que a SEFAZ não vai mais disponibilizar a atualização do emissor?

Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos.  No mercado há muitas opções de emissores, alguns deles com uma versão básica gratuita.

Os emissores gratuitos são oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de massificação do seu uso. Apesar dos investimentos realizados, recente levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que o total de NF-e’s geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento.

Fonte: SEFAZ-SP Notícias

Preciso continuar emitindo meus documentos, o que devo fazer?

O software da SEFAZ ainda pode ser utilizado. Porém como não serão mais disponibilizadas atualizações para esse software, a qualquer momento o mesmo pode deixar de funcionar. Sendo assim, você deve buscar desde já um sistema alteranativo para emissão de seus documentos para evitar problemas inesperados. Uma ótima oportunidade é entrar em contato conosco através do formulário, explicar sua situação e solicitar acesso ao sistema. Faça um teste sem compromisso com o período gratuito que disponibilizamos.

 

COMPARTILHAR: