O que é um certificado digital

O que é um certificado digital

O que é um certificado digital?

Um certificado digital é uma identidade eletrônica de uma pessoa ou de uma empresa. Como se fosse uma assinatura ou impressão digital mas em um formato eletrônico.

Para que serve um certificado digital?

Esse certificado serve para acessar alguns serviços restritos do governo, mas principalmente serve para assinar documentos fiscais eletrônicos. Antigamente os documentos fiscais eram emitidos em papéis, um bloco de notas por exemplo, onde a empresa escrevia, à caneta, as informações de venda ou do serviço prestado e no final o responsável assinava, à caneta, também. 

Atualmente com os documentos fiscais eletrônicos essa assinatura também é eletrônica e o certificado digital serve para fazer essa assinatura no documento. 

Quais são os tipos de certificado digital?

Os certificados podem ser usados para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Para pessoa física o certificado é do tipo e-CPF e para empresas o certificado vai ser do tipo e-CNPJ. Para emissão de documentos fiscais por empresas se utiliza o e-CNPJ.

Formato A1 ou A3

Os certificados também podem estar em formatos diferentes. O formato define a usabilidade do certificado e a validade do certificado, entre outras coisas.

O certificado do tipo A3 é armazenado em uma mídia física, normalmente um cartão (parecido com um cartão de crédito) ou um token (parecido com um pendrive). Apesar de ser um certificado mais barato, por ter uma validade de 3 anos, esse tipo de certificado não é tão prático pois para usar ele é preciso conectar no computador. Se tiver necessidade de usar em outro computador precisa sempre trocar de computador e a instalação requer um pouco mais de conhecimento pois é necessário instalar drivers da fabricante para fazer funcionar.

O certificado do tipo A1 é um arquivo que é instalado no computador. Esse certificado pode ser copiado e usado em mais de um lugar ao mesmo tempo. Acaba se tornando um pouco mais caro devido a validade dele ser de 1 ano mas ao mesmo tempo é mais prático pois é apenas um arquivo e uma senha. Uma vez instalado não precisa conectar nada no computador.

A recomendação é sempre o certificado do tipo A1 por ser mais prático, acaba tendo um custo/benefício melhor que o A3.

Como conseguir um certificado digital?

Um certificado digital é emitido por uma Autoridade Certificadora que está autorizada e credenciada pela ICP-Brasil. A ICP-Brasil é uma infraestrutura pública operada e supervisionada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Existem muitas Autoridades Certificadoras que comercializam os certificados através de seus sites na internet. Pode-se entrar em contato com uma empresa dessas para adquirir o certificado. Depois de adquirido o certificado, é feito uma validação da identidade da empresa ou pessoa. Essa validação pode ser presencial ou por videoconferência.

Caso esteja precisando de ajuda para adquirir o seu certificado, nós da Coral Sistemas podemos ajudar indicando uma Autoridade Certificadora para a sua empresa, basta entrar em contato conosco. Ou então, procurando na internet, encontrará de forma fácil empresas que emitem esses certificados digitais.

 

Gostou da nossa explicação sobre o certificado? Ficou alguma dúvida? Caso tenha ficado alguma dúvida por favor entre em contato conosco através do nosso chat ou então pela nossa página de contato.

 


.