Nova validação de CFOP (Rejeição 906)

Nova validação de CFOP (Rejeição 906)

O que é o CFOP

O CFOP de um CTe é uma sequência numérica composta de 4 dígitos. Cada uma destas sequencias identifica um diferente cenário para prestação de serviço de transporte. 

Esse código é obrigatório em qualquer documento fiscal que envolva algum tipo de transação e tem por objetivo principal fazer a cobrança de impostos corretamente. Veja mais sobre o CFOP clicando aqui.

Nova validação do CFOP

A SEFAZ definiu uma nova regra de validação para o CFOP informado no CTe. Essa validação vai afetar os transportadores que utilizam o CFOP 5932 e 6932 para operações internas.

Ao utilizar o CFOP 5932 ou 6932 a SEFAZ vai validar o seguinte: Se a UF (Unidade Federativa) do emitente for igual a UF de início da prestação. Ou seja, se o transporte está começando no mesmo estado onde está o emitente do documento, não pode utilizar o CFOP 5932 ou 6932.  Esses dois CFOP devem ser usados apenas quando o transporte inicia em UF diferente da UF onde está inscrito o prestador de serviço (transportador e emitente do documento).

Caso tente emitir a rejeição que vai ocorrer é a seguinte: "906 - Rejeição: CFOP inválido, não informar 5932 ou 6932 para operações internas".

Qual CFOP usar

Caso esteja tentando fazer o CTe e não saiba qual CFOP utilizar, nós da Coral Sistemas preparamos um artigo onde explicamos com mais detalhes sobre o CFOP e como definir qual deve ser usado. Para acessar o artigo basta clicar aqui.

Se você está buscando um emissor de documentos fiscais de transporte (CTe e MDFe) com suporte e ajuda para emitir, experimente a nossa solução para emissão de MDFe, basta se cadastrar e testar gratuitamente clicando aqui: Teste grátis emissor de MDFe

 


.